segunda-feira, 6 de junho de 2016

A edição Nº 20 do FESFORT encerrará definitivamente sua história, com 21 esquetes em 5 teatros de Fortaleza.

Após 20 anos ininterruptos do Festival de Esquetes de Fortaleza – FESFORT, a organização convida à edição final desse evento que promove o teatro e as artes cênicas cearenses durante uma semana de pura e genuína arte dramática na cidade. O FESFORT chega ao fim, apresentando 21 esquetes originais em cinco importantes teatros da capital, e convocando o público fortalezense a participar do encerramento deste ciclo, após duas décadas, e com brocha de ouro.
Inserido no CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO desde 2010 o FESFORT atualmente é produzido pela APTECE - ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES TEATRAIS DO CEARÁ, instituição sem fins lucrativos atuante na área teatral do Estado desde 2002. 


O Festival de Esquetes de Fortaleza – FESFORT, teve sua estreia em 1997 com o intuito de comemorar um ano da inauguração do TEATRO DA PRAIA, a Cia. Cearense de Molecagem decide então realizar um festival de teatro. Mas, pela complexidade e proporções necessárias para realização de um festival de Teatro, os atores, Carri Costa e Eddie Ferreira adequam esse projeto para um Festival de Esquetes. Entrou em cena o 1º FESFORT feito somente da vontade, garra, ousadia, poucos trocados e o talento das mentes criativas de jovens atores, diretores e outros amadores do fazer teatral duma cidade escassa de espaços, profissionalização e outros meios para escoar uma arte desamparada na época, não só de recursos.

Como no seu começo em 1997 o jovem festival e os jovens atores, diretores, escritores, técnicos, chegamos a maioridade desses 20 anos ainda mais inquietos, ainda mais ousados, mas acolhendo com a mesma dignidade aquele menino que quer fazer teatro sozinho ou em grupo, mostrar sua peça, fazer um figurino, como assim foi no início para um menino criativo Gero Camilo que produzia textos poéticos, também foi para um grupo novo com nome de Bagaceira trazia uma proposta de fazer um teatro diferente, talentos tímidos hoje dominam o cenário teatral não só da cidade, não só o teatro, a Televisão, Cinema, atuando, dirigindo, escrevendo, produzindo, e outros, num compromisso e brigando por duas décadas para continuar com sua ousadia em fazer um festival, mesmo sendo só de esquetes e assim, com tantos exercícios, lutas, diálogos, encontros, representa um valioso aprendizado para a classe. 


Apesar de não receber o seu devido valor sempre nas edições que seguiram, indiscutivelmente o FESFORT foi e continua fundamental na criatividade teatral de Fortaleza, pela sua simplicidade de caráter alternativo, é tido e dito como a incubadora dos experimentos teatrais em seus diversos gêneros. Portanto o FESFORT detém parte da história do teatro cearense, foram 20 anos de criações, inventividade, risos, impacto visual, o novo e o velho, encontros, diálogos, política e reconhecimentos com do troféu GASPARINA GERMANO, uma justa homenagem a atriz cearense ícone das décadas de 30 e 40.

 Desde 1997, o FESFORT objetiva criar um espaço para que artistas de teatro e pessoas interessadas possam vivenciar textos/roteiros, linguagens cênicas, processos de montagem e produção com plena liberdade de criação, permitindo fluir sem receios suas mais variadas ideias de encenações e, consequentemente, reafirmar valores e descobrir outros. Nesses 19 anos o FESFORT se firmou como um festival que representa e estimula a produção teatral em nossa capital.  Em 2013 mais de 1.000 expectadores e em torno de 250 profissionais entre diretores, cenógrafos, figurinistas, autores, maquiadores, iluminadores, produtores e atores, protagonizaram esta ação cultural.

Na sua última edição, a número 20, o FESFORT homenageará a própria atriz cearense Gasparina Germano, uma lenda do teatro local cujo nome representa o troféu do Festival, desde a sua criação até a sua última edição.

No 20º FESFORT o troféu “Gasparina Germano” será entregue aos artistas destacados, incluindo ao idealizador e organizador do festival, Carlos Rinaldo “Carri” Costa, o artista que desde há 20 anos oferece um festival de esquetes genuínos para o público cearense.



20ª FESFORT  - 2016

PROGRAMAÇÃO
: ordem de apresentação, espetáculos e seus respectivos contatos

PROGRAMAÇAO 20º FESFORT - 16 a 22 de Maio às 19hs
 
DIA 16- TEATRO DA PRAIA
 ABERTURA

DIA 17 - TEATRO ANTONIETA NORONHA
ESQUETES: 1ª “PAIXAO PRÓPRIA” -  2ª “TORTURA DE MESA” -  3ª “CORRUPÇAO: QUE PAÍS É ESSE?” - 4ª “DANÇA SOBRE LINHAS IMAGINÁRIAS” -  

DIA 18 - TEATRO UNIVERSITARIO
ESQUETES: 1ª – “O MONARCA NEÓFITO” - 2ª “GRANDE EDGAR” - 3ª “JULIETA” - 4ª “PASSARINHAS”

DIA 19 - TEATRO BOCA RICA
ESQUETES: 1ª “MULHERES” - 2ª “MALDIGO” - 3ª “ABUKABUM” - 4ª “ESPERANDO G”

 DIA 20 - TEATRO SESC IRACEMA
ESQUETES: 1ª “CRENDICE DE QUEM ME DISSE” - 2ª “VERÔNICA” - 3ª “CÚPULA” - 4ª “OS INEXPERIENTES”

 DIA 21 - TEATRO DRAGAO DO MAR
ESQUETES: 1ª “A LOCUTORA” -  2ª “O PROCESSO” - 3ª “O JANTAR” - 4ª “MEMÓRIAS E VIVENCIAS” - 5ª “NEUZA”

DIA 22 - TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Cerimônia de encerramento
 

- Apresentação da esquete vencedora por voto do Júri Popular.

- Premiação e homenagem aos 20 anos do FESFORT.


SERVIÇO
SERVIÇO: O Festival de esquetes de Fortaleza na sua 20ª edição (a última) será bem democrático: durante os 7 dias do Festival, a mostra ocupará os principais palcos de Fortaleza, em cinco teatros destacados da capital cearense. Os ingressos são gratuitos, em todos os casos. A organização destaca que este será a última edição do FESFORT, após 20 anos de festival sem interrupções, pelo que deseja agradecer os mais de 250 artistas, que participaram das edições; os apoiadores, meios de imprensa e o público presente, por terem promovido o genuíno teatro brasileiro, ao longo de 20 produtivos anos.

PROGRAMAÇÃO: 16/5 no TEATRO DA PRAIA; 17/5 no TEATRO ANTONIETA NORONHA, 18/5 no TEATRO UNIVERSITÁRIO; 19/5 no TEATRO BOCA RICA; 20/5 no TEATRO SESC IRACEMA; 21/5 TEATRO DRAGÃO DO MAR e 22/5 no TEATRO JOSÉ DE ALENCAR; - Sempre às 19h.

INGRESSO: GRATUITO EM TODOS OS LOCAIS E DATAS.

INFORMAÇÕES E ENTREVISTAS: CARRI COSTA (DIRETOR GERAL): (85) 3219 9493 – (85) 8517 2301 – 9 8721 3085 E-mail: carricosta@hotmail.com  / agenciagpm@gmail.com .

APOIO:



Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
 

SESC do Ceará

Banco do Nordeste do Brasil.


REALIZAÇÃO:




APTECE







COMPANHIA CEARENSE DE MOLECAGEM


COORDENAÇÃO GERAL: Carri Costa – PRODUÇÃO: APTECE – COORD. DE PRODUÇÃO: Socorro Amarante - Assessoria de imprensa: César A. Martin - Coordenador Técnico: Adriano Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário